Normal view MARC view ISBD view

História e Geografia de Portugal: Da Revolução Republicana ao 25 de Abril [Registo vídeo] / Francisco Alves, realiz. por; António Rocha, Laura C. Moreira e Manuel Pires, prod.

Main Author Alves, Francisco Secondary Author Rocha, António Moreira, Laura C. Pires, Manuel Publication Vila Nova de Gaia : Estrutura de Projecto do Ensino Básico Mediatizado , [NºR] 1998 Description 1 vídeo VHS (30 m) Abstract Na manhã de 5 de Outubro de 1910, foi proclamada a República em Lisboa, tendo o rei D. Manuel II, filho de D. Carlos, abandonado o país. Elabora-se uma constituição, tomam-se medidas progressivas no domínio da educação e do trabalho, permite-se a livre expressão do pensamento, dá-se o direito à greve. Porém o país vive numa grande instabilidade económica e governativa. Entretanto , rebenta a Primeira Guerra Mundial e Portugal intervém agravando a crise em que o país se encontra. Em 1926 o General Gomes da Costa chefia uma revolta militar e instala no nosso país uma Ditadura. A população adere a esta revolta na esperança de instaurar a paz social e económica. Salazar prolonga este regime e consolida-o. Até ao 25 de Abril de 1974 vive-se em Portugal quase meio século de repressão sistemática das liberdades e direitos dos cidadãos. Personal name Salazar, António de Oliveira, 1889-1970 Topical name Revoluções
25 de Abril
República
Documentário
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current location Call number Status Date due Barcode
VHS Biblioteca da Escola Pedro Ferreiro
94(469) HIS Available 10080254

M/6

Documentário

Idioma: Português

Na manhã de 5 de Outubro de 1910, foi proclamada a República em Lisboa, tendo o rei D. Manuel II, filho de D. Carlos, abandonado o país. Elabora-se uma constituição, tomam-se medidas progressivas no domínio da educação e do trabalho, permite-se a livre expressão do pensamento, dá-se o direito à greve. Porém o país vive numa grande instabilidade económica e governativa. Entretanto , rebenta a Primeira Guerra Mundial e Portugal intervém agravando a crise em que o país se encontra. Em 1926 o General Gomes da Costa chefia uma revolta militar e instala no nosso país uma Ditadura. A população adere a esta revolta na esperança de instaurar a paz social e económica. Salazar prolonga este regime e consolida-o. Até ao 25 de Abril de 1974 vive-se em Portugal quase meio século de repressão sistemática das liberdades e direitos dos cidadãos.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.